fbpx

✏️ Já disseste: “não tenho tempo”?

Estas três palavras juntas são terríveis…
Eu podia escrever mesmo muito apenas e só sobre a frase que estas três palavras juntas compõem e as consequências que trazem…
Mas, vou partilhar contigo sucintamente parte de uma conversa que tive com uma aluna minha numa consulta em que estávamos a falar da importância de ela dedicar tempo para si…
Para cuidar de si mesma e de fazer coisas do que gosta de fazer…

Quando falamos sobre isso ela disse: “Sabes, eu adoro ler e já nem me lembro de o fazer… Não tenho tempo”.
Eu ralhei de imediato com ela pois dizer esta frase trás consequências…
Por um lado, dá a desculpa à tua mente que é preguiçosa (todas as mentes são assim), para usar esta frase como desculpa para não fazer coisas…
Por outro lado, são sementinhas más para o teu futuro…
Em vez de semeares flores lindas e coloridas, estás a semear ervas daninhas…
Se dizes “não tenho tempo”, no futuro mais coisas irão acontecer para tu continuares cada vez com menos tempo…

Depois de relembrar a minha querida aluna do impacto que tinha dizer isso eu disse-lhe uma coisa que a surpreendeu: “Sabes minha querida tu tens tempo, escolhes é não ler. Essa escolha é inconsciente e não te tinhas apercebido que a fazias, mas é sempre uma escolha tua.”
Claro que ela me tentou convencer que não tinha mesmo tempo… e eu, que como sabes estou sempre focada em soluções, disse-lhe:
Acorda todos os dias 10 minutos mais cedo e dedica esses 10 minutos para leres. Não vai interferir na tua rotina diária e não vai prejudicar o teu sono.

Agora, posso-te contar que estou muito orgulhosa da minha querida Helena. Lê todos os dias! Está a ler um romance por minha indicação, pois muitas vezes as pessoas esquecem a importância de ler livros de ficção.
Esses livros fazem a nossa mente ser criativa, fazem-nos sonhar…
E este simples gesto de sonhar, pode transformar uma vida.
Já certamente ouviste a frase “O sonho comanda a vida.
Sabes, e isso é tão verdade…

E tu, tens sonhado?
Provavelmente dizes a maléfica frase de “eu não tenho tempo”, pois dizes?

👉 Este artigo fez sentido para ti?
Deixa o teu comentário!

Tem um dia maravilhoso e sê feliz!

Márcia Melo, a tua mentora
Psicologia, Coaching e Física Quântica (Lei da Atração)

PS – Acorda todos os dias com motivação, alegria e energia com a ajuda deste e-book grátis https://psic.marciademelo.com/7-estrategias-chave-para-seres-mais-feliz

2 thoughts on “✏️ Já disseste: “não tenho tempo”?”

  1. Bom dia Dra Marcia , faz sentido sim. Sofro de muita ansiedade e de alguma depressão, durmo muito mal a noite e gostava muito melhorar estes dois pontos. Perdi os meus pais em 4 meses , gostava de ter ainda por perto , tomo conta de uma tia solteira de 87!anos 24h por dia , há dias bons e outros menos bons , mas esta ansiedade não consigo controlar . Tomo o Victan para a ansiedade mas só em sos. Tenho dias que sinto me bem outros nem por isso . Não sei bem lidar com isto . Bjinhos e obg se me poder ajudar ou recomendar algo ,

    1. Olá querida Alice,
      Peço desculpa pelo atraso na resposta.
      Querida terei muito gosto em te poder ajudar… Neste momento tenho não tenho nenhuma turma dos meus programas de desenvolvimento pessoal aberta, mas podemos agendar uma sessão. Se quiseres, envia-me uma mensagem ou email e podemos agendar querida.

      Mais uma vez, lamento o atraso na resposta, mas acredita que tudo pode melhorar pois pode mesmo…

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *